Escolha uma Página

Léxico e Definição: Estética

29 / 07 / 2021 | Publicações

Hoje, abordaremos um tema muito caro para a filosofia, mas que, enquanto disciplina acadêmica, apenas nasce ao longo do século XVIII: a estética.

A palavra estética vem do termo grego aisthetiké, que significa aquele que nota, aquele que percebe, aquele que possui percepção sobre algo. A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas.

A estética é uma área da filosofia que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza. É tarefa da estética tentar compreender e questionar a natureza da arte em diversos meios, a causa de seus êxitos, seus mecanismos de atuação e influência, seus objetivos, seus meios de expressão, suas modalidades de produção, suas intenções e o significado do prazer estético.

O estudo da estética tem sua origem na Grécia antiga, com Platão buscando relacionar a utilidade com a ideia da beleza, mas foi somente no século XVIII que tal termo foi utilizado para definir uma area do conhecimento, e foi o filósofo alemão Alexander Baumgarten o responsável por isso.

Não se esqueça de curtir e compartilhar este post com seus amigos!

Recomendações de leitura: ABBAGNANO, Nicola. Estética, in Dicionário de Filosofia; PLATÃO. O Banquete; BAUMGARTEN, Alexander. Estética; ARISTÓTELES. Poética.