Escolha uma Página

Léxico e definição: Iluminismo

30 / 08 / 2021 | Publicações

Para o artigo de hoje, traremos um pouco sobre o que foi o “século das luzes”. Assim, vamos ao que interessa: vamos ao “Iluminismo”!

De forma geral e breve, o Iluminismo, também conhecido como “esclarecimento”, caracteriza-se como uma corrente filosófica que vai dos últimos momentos do século XVII até os últimos momentos do século XVIII. Tal corrente filosófica é, também, marcada pelo esforço em estender a razão como crítica e como guia para todos os campos da experiência humana. A partir disso, nos diz Kant, em “Reposta à questão: que é o esclarecimento?”: “O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo” (KANT, Resposta à questão: que é esclarecimento?, 1985).

Com isso, chegamos ao “lema do esclarecimento”: “Sapere Audi”. Isto é, ousar saber, ousar fazer uso de seu próprio entendimento.

Portanto, o Iluminismo se apresenta como movimento em cuja base está a confiança na razão humana. Assim, seu desenvolvimento está alinhado com o progresso da humanidade, com a libertação dos entraves da ignorância.

Não deixe de curtir e compartilhar este post com seus amigos!


Indicações de leitura e bibliografia: ABBAGNANO, N. Iluminismo, in: Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.REALE, G.; ANTISERI, D. Filosofia: Idade Moderna. Trad. José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2017.KANT, I. Textos seletos. Trad. Raimundo Vier e Floriano se Sousa Fernandes. Petrópolis: Editora Vozes, 1985.