Escolha uma Página

O que é? Outubro Rosa

5 / 10 / 2021 | Publicações

Durante todos os anos, desde 1990, é celebrado o Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Essa data tem como finalidade compartilhar informações, disponibilizar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, para contribuir com a redução da mortalidade da doença.

“O câncer de mama é um tumor maligno que acontece devido a alterações genéticas nas células da glândula mamária. Tais células tornam-se defeituosas e se proliferam de maneira desordenada, levando assim à formação de nódulo (caroço) na mama, em tecidos vizinhos (nódulos na axila) ou em outras partes do corpo (metástases à distância)”

O diagnóstico oficial é realizado por meio da biópsia, mas o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais através do autoexame, que permite perceber sintomas suspeitos.

Como realizar o autoexame das mamas:
1 – Em frente ao espelho, observe se há ondulações ou alterações nas mamas;
2 – Em pé, leve uma mão até a cabeça e examine cada uma das mamas com a mão oposta;
3 – Examine a mama com movimentos circulares de um lado para o outro e para cima e para baixo;
4 – Verifique se há saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Além disso, para ajudar na prevenção, faça o autoexame mensal, e para as mulheres acima dos 40 anos de idade, exame de mamografia anual. Podemos citar, também, algumas ações que ajudam a diminuir o risco do câncer de mama: prática de exercícios físicos, prevenção da obesidade, dieta equilibrada e promoção do aleitamento materno.

Conscientize-se e previna-se!

Para mais informações, acesse o Instituto nacional de câncer (INCA), um órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Não se esqueça de curtir e compartilhar este artigo com seus amigos!