Escolha uma Página

Olá, peripatéticos, como estão? Já ouviram falar de Jean-Paul Sartre?

23 / 07 / 2021 | Publicações

Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no ano de 1905 e faleceu em 1980. Além de se dedicar à filosofia, Sartre também foi romancista, ensaísta, dramaturgo, conferencista e roteirista cinematográfico.

Sartre foi, com toda certeza, um filósofo de grande engajamento político. Convocado para a guerra, foi feito prisioneiro pelos alemães e enviado para a Alemanha. Quando voltou para a França, Sartre fundou, com a ajuda de Merleau-Ponty, o grupo de resistência intelectual “Socialismo e Liberdade”. Uma outra curiosidade sobre a vida de nosso filósofo é que foi companheiro de vida de Simone de Beauvoir, uma grande filósofa francesa e um dos ícones do feminismo.

No campo da filosofia, Sartre é reconhecido como um expoente da corrente existencialista. O termo existencialismo é usado, aproximadamente, desde 1930, para indicar a análise da existência. Neste sentido, “existência” é entendido como o modo de ser que é próprio do homem; sendo, portanto, uma análise em termos de possibilidade. O mesmo equivale a dizer que a análise existencial é aquela que se volta para as situações mais comuns ou fundamentais em que o homem se encontra. Assim, existir significa se relacionar com o mundo.

Com isso, em Sartre, a existência se vincula a uma liberdade sem limites, absoluta e incondicionada. Tal liberdade faz do homem uma espécie de “Deus criador” de seu mundo. Todavia, estamos falando de um “Deus falido”, e, assim, seu projeto fundamental, no qual se inserem todos os tipos de atos e volições, deságua em fracasso.

Outro termo caro para a filosofia sartreana é o de “escolha”. À vista de Sartre, a infinidade de possibilidades nos leva à náusea. Nenhuma escolha possui maior validade ou solidez do que outra. Sendo assim, torna-se impossível escolher algo senão cegamente. Trata-se, aqui, de uma escolha “absolutamente livre”. No limite, podemos observar a noção de impossibilidade de escolha.

Interessou-se pelo tema? Dê uma olhadinha nas recomendações que deixamos para vocês. Elas estão ao final deste post! Além disso, acesse nosso site e ouça o episódio 14 de nosso Peripacast! Nele, a doutora Luiza Helena Hilgert nos convida a conhecer um pouco mais sobre o pensamento de Sartre!

Não se esqueça de curtir e compartilhar este post com seus amigos!


Bibliografia e recomendações de leitura: REALE, G.; ANTISERI, D. Filosofia: idade Contemporânea. Trad. José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2018.ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.