Escolha uma Página

Que tal saber um pouco mais sobre Schopenhauer?

26 / 07 / 2021 | Publicações

Gestor das nossas redes sociais e pesquisador em Schopenhauer, trazemos hoje uma palhinha dos estudos do nosso parceiro, Igor Henrique Pimentel Beluzio, em seu artigo sobre a noção de gênio presente na estética do filósofo supracitado, e não somente!

O artigo se intitula “A noção de gênio exposta por Schopenhauer ao longo do § 36 d’O mundo como vontade e representação” e está disponível no décimo quinto volume da Revista Filogênese (UNESP – Marília). Nele, Igor nos oferecerá três grandes momentos dedicados à investigação schopenhaueriana sobre a genialidade.

“…em primeiro lugar, buscaremos compreender, à vista de Schopenhauer, a origem do conceito de gênio. Em segundo lugar, veremos que o termo “gênio” pode ser empregado em dois sentidos: como faculdade estética e como sujeito dotado do grau máximo de tal faculdade. Assim, partindo deste último, investigaremos no que consiste sua essência e qual sua relação com a fruição artística e filosófica. Em terceiro e último lugar, veremos o parentesco que há entre o sujeito genial e o louco. Nesta última etapa, focar-nos-emos no uso que o gênio faz da fantasia” (BELUZIO, 2021, p. 44).

Se interessou pelo conteúdo? O link para o artigo completo está disponível ao final deste post. Corre lá para conferir!

Não deixe de curtir e compartilhar este post com seus amigos!

Clique aqui para ler o artigo completo!