Escolha uma Página

Que tal um artigo sobre Carl Schimitt e Chantal Mouffe?

25 / 08 / 2021 | Publicações

Por Natália Pereira R. da Silva

Hoje, para aqueles que estão saudades de conteúdos relacionados à política no Peripacast, viemos com o artigo da pesquisadora Natália Pereira, Mestranda no programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar.

O artigo se intitula “Aspecto Antropológico do Conceito do Político em Carl Schmitt e Chantal Mouffe” e está disponível no vigésimo volume da Revista Sisífo. Dentre vários temas, a autora nos apresenta um confronto entre a ideia de democracia radical de C. Mouffe e os conceitos de político que giram em torno do autor Carl Schmitt.

“.. pois o conceito do político, sob o viés schmittiano, contém tanto a possibilidade de paz, a amizade, como a possibilidade real de guerra, a inimizade. Esse horizonte bélico schmittiano, cujo antagonismo pressupõe a eliminação do inimigo, é o ponto de distanciamento de Mouffe em relação a Schmitt, pois a pensadora não concorda que esta seja a única maneira de pôr em cena o conflito. Não há, portanto, nenhuma intenção por parte da autora de se justificar ou fazer apologia à violência, ao ódio, a desqualificação gratuita do outro. Mas há de fato uma chamada de atenção no sentido de não mais ignorarmos, e muito menos mascarar, o aspecto antagônico das relações sociais (…)”.

Não deixe de curtir e compartilhar este post com seus amigos!